Skip to main content

Dia Mundial da Radiologia

COMUNICADO

No próximo dia 8 de Novembro, celebra-se por todo o mundo o Dia da Radiologia, passados que são 125 anos sobre a data em que Roentgen produziu uma radiação electromagnética até então desconhecida, que designou de Raio X, e que lhe valeu a atribuição do prémio Nobel da Física em 1901.

À comemoração da efeméride, junta-se a Associação Portuguesa de Radiologia, Neurorradiologia e Medicina Nuclear (APRANEMN). Nesse âmbito, irá realizar no dia 7 de Novembro às 9.30h, um webinar, contando com a participação do Sr. Bastonário da Ordem dos Médicos, Dr. Miguel Guimarães, onde se falará da Radiologia Actual e dos Desafios Futuros, e será abordado o tema da “nomenclatura dos atos médicos radiológicos”, que tem sofrido uma evolução paralela ao desenvolvimento tecnológico nesta área, o qual tem levado a uma permanente e continuada adaptação e reinvenção do papel do radiologista e da Radiologia.

É reconhecida a importância destas especialidades enquanto disciplinas médicas percursoras de uma boa saúde pública, concorrendo de forma decisiva para a obtenção de bons indicadores de saúde populacional: sem um diagnóstico atempado e assertivo, não se obtém um tratamento útil e eficaz, com um desperdício mínimo de tempo e de custos logísticos e financeiros.

Nesta sequência, os médicos radiologistas lançam uma campanha de divulgação da Radiologia, dirigida à população, resumida em 10 pontos essenciais de conhecimento, a que se juntam recomendações, nomeadamente a escolha do médico Radiologista como sendo o médico mais credenciado, e perito na avaliação por imagem do doente e das doenças bem como no aconselhamento sobre qual o exame mais adequado a realizar em cada situação em particular.

No contexto pandémico global em que nos encontramos, reforçamos a nossa disponibilidade em manter o mesmo empenho de sempre no cumprimento das nossas funções, em acordo com o estado da arte e nas melhores condições de segurança, a bem de todos.

APRANEMN

A Direção

#juntospelasaúdedetodos